Pergunta do leitor: Sexo Durante a Gravidez Faz Mal Pro Bebê?
dezembro 09, 2016A pergunta de hoje é para todos os futuros papais e mamães leitores do blog. Ela foi enviada pelo nosso Facebook pela leitora GQ, que está gravida de 5 meses: "Bom dia! Estou gravida de cinco meses e gostaria de saber se o sexo durante a gravidez pode fazer algum mal ao bebê.". Primeiramente parabéns pela gravidez, desejamos todos os sentimentos bons possíveis a você e seu bebê!
Sobre a pergunta, em situações de gestação normal, o sexo durante a gravidez não traz nenhum problema e ainda faz bem ao bebê. Mas em gestações de risco ele deve ser evitado!
Parabéns! |
Em gestações de risco como ameaça de parto prematuro ou aborto, nada de sexo. "Situações como área de descolamento, placenta baixa ou colo do útero curto podem trazer contraindicações e é importante conversar sobre isso com seu obstetra", sinaliza Natalia Grandini Tannous, ginecologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP).
Além disso, mulheres que podem ter um parto antecipado devido ao sexo na gestação. "No final da gravidez o colo do útero passa a ser suscetível ao hormônio ocitocina, que desencadeia as contrações do parto", conta a especialista. Como esse hormônio é liberado em grandes quantidades durante a relação sexual, se a mulher tem risco de ter um parto prematuro não é uma boa ideia fazer sexo nessas condições.
Pode sensualizar! |
Além disso, use camisinha se houver risco de transmissão de DSTs. Isso porque as doenças sexualmente transmissíveis têm um duplo potencial de danos na gravidez, pois podem prejudicar a mãe e o bebê. De acordo com o ginecologista Antônio Braga, se a gestante contrair sífilis, há risco de aborto e, se a mãe conseguir dar à luz, o bebê pode sofrer diferentes sequelas, como cegueira, surdez, deficiência mental e malformações de modo geral, como microcefalia.
Mas antes fale com seu médico! |
0 comentários